14/11/2016

Simpósio de Direito debate tributação, economia e política em Porto Alegre

Evento é realizado nos dias 24 e 25 de novembro e terá presença de Ministro do STJ Durante dois dias, aspectos do Direito Tributário estarão em pauta no XX Simpósio de Direito Tributário do Instituto de Estudos Tributários. Em sua vigésima edição, o simpósio deve levar a discussão para além dos aspectos legais. O painel “Tributação, Política e Economia”, com a presença de empresários, economistas e jornalistas, acontecerá no segundo dia do evento. Entre os advogados tributaristas presentes no painel está o professor e sócio fundador do escritório Marins Bertoldi Advogados Associados, James Marins. Por duas horas, os profissionais vão discutir as distorções do sistema tributário, a competitividade e segurança empresarial e as possíveis reformas tributárias. A conferência de encerramento será realizada pelo Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Joel Ilan Paciornik. O evento é realizado pelo Instituto de Estudos Tributários e pela Faculdade de Direito da PUC-RS. As inscrições estão abertas para o público no site do IET (http://www.iet.org.br/web/inscricao.php?id=23).   Serviço XX Simpósio de Direito Tributário do IET Data: 24 e 25 de novembro Local: Auditório da Faculdade de Direito da PUC-RS (Av. Ipiranga, 6681 – prédio 11) Inscrição e informações: http://www.iet.org.br/web/inscricao.php?id=23  

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31/10/2016

James Marins ministra palestra em Congresso pernambucano de Direito Tributário

A Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realizaram nos dias 24 e 25 de outubro o Congresso Interinstitucional de Direito Tributário, em Recife. O evento foi organizado em comemoração aos 50 anos do Código Tributário Nacional e refletiu sobre a aplicação do código em meio às mudanças sofridas pelo país nas últimas décadas. O sócio fundador do escritório Marins Bertoldi Advogados Associados, James Marins, foi um dos palestrantes do segundo dia do congresso. O especialista em Direito Tributário e professor da PUC-PR falou sobre a nova configuração e voto de qualidade no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf). Nos dois dias do evento – que homenageou o Prof. Dr. Souto Maior Borges -, professores, doutores, mestres e especialistas em Direito Tributário de diversas instituições debateram, junto a profissionais dos setores público e privado, os vários aspectos da tributação no Brasil. O encontro contou ainda com grande participação de profissionais da área e estudantes de graduação e pós-graduação.

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31/10/2016

Instituto Legado cria coworking para empreendedores sociais e inaugura primeira unidade em Curitiba

Com o intuito de criar um ambiente de trabalho conjunto pelo social, o Instituto Legado de Empreendedorismo Social inaugura no dia 31 de outubro, segunda-feira, sua primeira unidade do Legado Socialworking, um ambiente especialmente desenvolvido para a conexão entre pessoas, empresas e instituições que trabalham em prol das causas sociais e ambientais. O escritório compartilhado se diferencia de outros modelos do mercado pelo objetivo central e público que deseja atingir, o que dissemina, também, um novo conceito nas tendências de trabalho colaborativo: o socialworking. “A intenção é criar um ambiente de sinergia para aqueles que estão ligados à causa social”, explica James Marins, presidente do Instituto Legado. “Desde a fundação, trabalhamos com a capacitação e a formação de uma rede ampla de empreendedores sociais e o socialworking (SW) vai contribuir para ampliar e fortalecer essa ideia”, complementa. A proposta do socialworking favorece a cocriação de projetos para ampliacão coletiva, tanto individual como organizacional, de impacto social e ambiental. O Instituto Legado atua há quatro anos na aceleração de organizações sociais de Curitiba e Região Metropolitana e em 2016 expandiu sua abrangência para todo o país. O Legado Socialworking, instalado no bairro Cabral, em Curitiba, chega para ampliar esse horizonte: servirá não apenas como sede para organizações da sociedade civil e negócios de impacto social que ali desejarem se instalar, mas também será o local de realização das atividades do Projeto Legado – que está na 4ª edição e já capacitou 80 instituições. Além disso, promoverá encontros com nomes relevantes do setor e um contato constante entre pessoas e instituições interessadas em contribuir com a agenda ambiental e social. “Será também um ambiente propício para que a sociedade saiba mais sobre o Empreendedorismo Social, e uma referência para interessados em se profissionalizar na área, com oferta de cursos de capacitação e networking”, afirma Bárbara Moraes, coordenadora do projeto. Com auditório próprio, o SW promete ser um pólo de eventos, oferecendo, entre outras atividades, os Socialworkshops, com painéis e palestras gratuitos e intuito de democratizar o acesso a esse tipo de conteúdo que está em amplo crescimento em Curitiba e em todo Brasil. O ambiente também servirá de laço de reforço com a primeira Pós-Graduação em Empreendedorismo e Negócios Sociais do Sul do Brasil desenvolvida em parceria com a FAE Business School. No socialworking, estudantes e acadêmicos da área terão um ambiente totalmente propício para troca de ideias e experiências com profissionais do setor, fortalecendo a proposta de uma comunidade focada em “co-resolver” seus problemas sociais e ambientais. Todos por todos O Legado Socialworking terá um sistema facilitado de gestão dos custos de funcionamento a fim de colaborar com as entidades que, historicamente, encontram dificuldades de captação de recursos e manutenção. Por não ter fins lucrativos, a mensalidade cobrada no SW será acessível, de acordo com a realidade de cada organização. O intuito é cobrir as despesas fixas do local e destinar o saldo para um fundo de recursos sociais. “A finalidade do SW não é obter lucro, por isso, todo valor que exceder os custos será utilizado como fundo de investimento para que o Projeto Legado possa apoiar mais organizações sociais e, assim, expandir nosso impacto; é o Terceiro Setor investindo no Terceiro Setor”, explica Bárbara Moraes. Demanda O novo espaço, localizado no bairro Cabral, em Curitiba, é amplo, possui quatro pavimentos e contabiliza 300 m², com possibilidades de ampliação. São ofertadas estações de trabalho com a opção de mesas fixas ou salas privativas. Também há infraestrutura para reuniões e eventos em auditório com capacidade para 50 pessoas. Cinco organizações já ocupam o local, e potenciais socialworkers estão convidados a visitar as instalações. A ONG TETO, capacitada e premiada pelo Projeto Legado 2015, foi a primeira organização a aderir à proposta e já divide o espaço com outras quatro organizações, além da própria equipe do Instituto Legado. “O SW é o primeiro “teto” do TETO Paraná e temos um carinho muito grande pelo espaço desde o começo; ver este lugar tomando forma de “lar” para organizações sociais tem sido uma grande experiência, as conexões já começaram a se formar aqui dentro! A cada evento, cada visita, cada conversa de corredor novas ideias e ideais são compartilhados e a motivação para se trabalhar por um mundo melhor só aumenta”, comenta Aline Tavares, Diretora da TETO Paraná. Open House O Legado SocialWorking abre as portas oficialmente na segunda-feira, 31/10, com uma programação especial de 12h de inauguração. Durante o openday, das 14h às 21h, o ambiente realizará uma série de atividades relacionadas ao setor social. A grande atração é o talk show sobre coworkings com Marcelo Castilho, pesquisador e consultor em inovação colaborativa. Referência na área, Castilho tem estudado o efeito do trabalho coletivo e do espaço compartilhado em todo o mundo. A palestra tem início às 19 horas e a entrada é franca, mas com inscrição obrigatória. Mãos à obra Desde sua concepção o Legado SW mostra o potencial de unir pessoas e ideias em torno de um propósito. A reforma do ambiente contou com a colaboração de entidades interessadas e profissionais voluntários. A arquiteta Eliane Caldeira prestou assessoria voluntária para desenvolver o projeto e a loja Tintas Virgínia forneceu o material a preço de custo. Sobre o Instituto Legado O Instituto Legado acredita que o Empreendedorismo Social é uma ferramenta eficaz para o desenvolvimento econômico e se propõe a ampliar o impacto de iniciativas sociais, causar transformações e deixar um legado. Atua em três frentes estratégicas: Capacitação, Educação Formal e Fortalecimento de Rede. A capacitação é executada por meio do Projeto Legado, um programa de aceleração que seleciona, capacita, conecta e investe em organizações sociais de alto potencial de impacto. Realizado desde 2011, o Projeto já apoiou 80 organizações. A segunda frente é a Educação Formal que, em parceria com a FAE Business School e o Amani Institute estruturou a primeira pós-graduação em empreendedorismo e negócios sociais do Sul do Brasil. A terceira frente é o Fortalecimento de Rede, que promove e apoia ações sobre Empreendedorismo, Inovação, Negócios Sociais e Investimento de Impacto com a intenção de tornar Curitiba pólo de discussões de relevância nacional e internacional.

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28/10/2016

Programa de startups do Vale do Silício volta a Curitiba para formar empreendedores

O Founder Institute, programa do Vale do Silício – região dos Estados Unidos que concentra empresas com foco em inovação e tecnologia – de desenvolvimento de startups promove formação a empreendedores de todo o mundo em busca de ideias inovadoras. Na terceira edição em Curitiba, o instituto capacita empreendedores em sessões semanais que abordam diferentes áreas relacionadas ao desenvolvimento de um negócio de sucesso. O encontro realizado no dia 24 ocorreu na sede do Marins Bertoldi Advogados Associados, onde os sócios James Marins e Emerson Albino conversaram com os “founders” sobre os aspectos legais que envolvem o desenvolvimento de uma startup. Os mentores continuam participando da formação dos empreendedores depois da sessão presencial, pois ficam disponíveis durante todo o programa. A capacitação é feita por mentores de diferentes áreas, que formam um panorama do empreendedorismo na prática por meio de uma análise de seus campos de atuação. Os participantes são selecionados previamente por presidentes e fundadores de empresas inovadoras. Além da formação, que dura 14 semanas, o programa favorece a criação de uma rede de networking global, propiciando um início favorável para os empreendimentos. A iniciativa começou em 2009 e desde então promoveu capacitações em 110 cidades de 60 países. Desde o ano passado, três capitais brasileiras estão entre elas: Curitiba, Belo Horizonte e São Paulo.

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17/10/2016

Palestra gratuita discute riscos jurídicos na gestão de empresas em Joinville

Problemas com a lei não só geram dor de cabeça para os administradores de um negócio, como abalam o valor e a credibilidade da empresa no mercado. A palestra “Gestão Jurídica de Riscos Empresariais”, que acontece amanhã na sede da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), deve mostrar a profissionais e estudantes de Direito e empresários que soluções corporativas eficientes e seguras podem contornar esses riscos. O palestrante é o advogado Fábio Tokars, sócio do Marins Bertoldi Advogados Associados, especialista em Direito Societário, Fusões e Aquisições e Direito Comercial. Tokars acumulou grande experiência na estruturação de empresas e em projetos de preparação para sucessão ou para transferência de controle. O evento, organizado pela ACIJ, vai analisar ainda os instrumentos jurídicos mais eficientes disponíveis para as corporações. Serviço Data: 18 de outubro Horário: das 19h às 20h Local: ACIJ – Sala Martinelli (Avenida Aluísio Pires Condeixa, 2.550 – Saguaçu – Joinville) Inscrições: www.sympla.com.br/palestra-gratuita-gestao-juridica-de-riscos-empresariais__92311 Informações: 3461-3344 ou capacitacao@acij.com.br

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17/10/2016

Maratona tecnológica busca soluções jurídicas em Curitiba

Estudantes de Programação, Direito, Comunicação e Design foram desafiados no último final de semana (15 e 16 de outubro) no Hackathon. O objetivo da maratona era criar aplicativos que facilitem questões jurídicas cotidianas para os profissionais e para a população. Para essa tarefa, os competidores contaram com a orientação de mentores que prestaram assistência nas áreas de comunicação, negócios jurídicos e técnica. Entre os mentores da área de negócios jurídicos estavam os advogados do Marins Bertoldi Advogados Associados Carlos Dutra, Ricieri Gabriel Calixto, Maurício Ribeiro Maciel e Thaís Braga Bertassoni, que incentivaram as equipes no processo. Os conselhos dos advogados ajudaram os “maratonistas” a pensar a viabilidade, originalidade e o potencial dos projetos. O evento foi organizado pela OAB Paraná e aconteceu na sede da ordem, em Curitiba. As equipes responsáveis pelos projetos vencedores receberam prêmios em dinheiro de 10 mil reais para o primeiro lugar, 5 mil para o segundo e 3 mil reais para o terceiro colocado.

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29/09/2016

Ponta Grossa sedia palestra sobre lei de regularização de bens no exterior

    Depois de polêmicas e discussões acaloradas, o Governo Federal publicou a Lei nº 13.254/16, estabelecendo um regime especial para regularização de ativos no exterior não declarados à Receita Federal. Palestra promovida na próxima terça-feira (04/10), organizada pelo Conjove Ponta Grossa, convoca uma conversa com especialistas para esclarecer dúvidas sobre a legitimação desses bens. A palestra acontece na sede da Associação Comercial de Ponta Grossa (ACIPG) e terá a presença do CEO da BankRio Financial Group, Samyr Castro, e dos especialistas em Direito Tributário do Marins Bertoldi Advogados Associados, Ricieri Gabriel Calixto e Emerson Albino. O valor da inscrição é um livro não-didático e as vagas são limitadas. Serviço
Palestra “Investimentos e Repatriação de Recursos do Exterior” Data: 4 de outubro Horário: 19 horas Local: Sede da ACIPG (Rua Com. Miró, 860 – Centro – Ponta Grossa) Inscrições: Um livro não-didático Informações: http://www.acipg.org.br/portal/ ou pelo telefone (42) 3220-7257  

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26/09/2016

Instituto Sucessor e Marins Bertoldi Advogados Associados realizam workshop sobre gestão de empresas familiares

O Instituto Sucessor, em parceria com a INEO, promove o workshop Family Office na Prática, unindo teoria e experiências em campo para capacitar executivos e membros de famílias empresárias em gestão do patrimônio familiar. No curso, os participantes vão conhecer diferentes modelos e cases de famílias empresárias que já adotaram o método. Na primeira etapa do workshop, a psicóloga Magda Geyer Ehlers aborda conceitos teóricos de governança e sucessão. Depois, Antonio Azevedo, Marcelo Geyer Ehlers e Grégoire Balasko Orélio, da INEO, trazem questões práticas de implantação do Family Office. O curso conta com apoio de Marins Bertoldi Advogados Associados e acontece na sede do escritório (Rua Mauá, 1248, Curitiba – PR), de 5 a 8 e de 20 a 21 de outubro.  Mais informações e inscrições pelo telefone (51) 3328 8220.

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